A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional do Distrito Federal, iniciou nesta terça-feira, dia 24, o ciclo Encontro com os Candidatos ao GDF. O primeiro a expor seu plano de governo foi Eduardo Brandão, pelo Partido Verde. Eduardo iniciou sua fala elogiando a iniciativa da OAB/DF de estimular a exposição das propostas de cada candidato e promover o exercício do voto livre e consciente.
Ele deixou claro que sua candidatura é um viés alternativo no cenário político do DF e que sua proposta de governo representa o fundamento ideológico do Partido Verde, de preservação do meio ambiente e gestão sustentável de recursos. Enfatizou que o caos no sistema de saúde é "o primeiro incêndio a ser apagado". Se persistir, as vidas dos pacientes continuarão em risco e se perdendo nas próprias filas dos hospitais.
Eduardo falou que pretende incrementar o serviço Saúde em Casa como parte de seu projeto para a saúde pública. Quer implementar um cartão saúde dotado de um chip que conterá todo os histórico de saúde do paciente, de modo que a informação seja utilizada para triagem e atendimento mais eficientes por parte do sistema público de saúde.
Transporte público
A falta concorrência no transporte público foi apontada como problema em Brasília. Por isso o serviço é ruim. Licitação para novas linhas e empresas e ampliação das linhas de metrô para as localidades do DF que não contam com o transporte sobre trilhos são metas estabelecidas por Eduardo, que também fez uma exposição sobre o projeto bicicleta branca: a população terá bicicleta pública gratuita para se locomover pela área central do Plano Piloto. As ciclovias em todas as cidades também ajudarão a minorar os problemas de trânsito e locomoção em curtas distâncias.
Educação e segurança
Eduardo mencionou que uma alternativa óbvia para a questão da implantação efetiva da Educação Integral seria a construção de mais escolas, porém, lembrou que, dentro de uma gestão transversal, é preciso considerar alternativas complementares, como usar equipamentos como parques públicos à disposição das escolas para o desenvolvimento das atividades complementares à sala de aula. O Parque Três Meninas, em Samambaia, foi citado como exemplo: “ele poderia ser colocado à disposição de atividades das escolas das redondezas”, ponderou.
O problema das drogas, especialmente com o aumento do consumo do crack, foi apontado por Eduardo como um dos grandes problemas da segurança pública. Ele também afirmou que pretende intensificar as rondas da Polícia Militar em duplas e intensificar o policiamento nas áreas de maior necessidade.
Condomínios
O candidato do Partido Verde criticou os governos anteriores que, segundo ele, fecharam os olhos para o parcelamento irregular do solo no DF. Disse que irá legalizar os condomínios horizontais com exigências ambientais, como estudo de impacto ambiental. Segundo o candidato, a idéia e regularizar o que já existe e impedir novos parcelamentos irregulares.
...
Nenhum comentário:
Postar um comentário