domingo, 1 de agosto de 2010

Bicicletas públicas e ciclovias para transporte em curta distância

Foto: Divulgação





O candidato ao Governo do Distrito Federal pelo Partido Verde, Eduardo Brandão, liderou a militância e simpatizantes em um passeio ciclístico no Eixão Sul na manhã do domingo, dia 1º de agosto. "O bicicletasso é o contraponto da carreata. Assim fazemos nossa campanha sem poluir, respeitando o meio ambiente, como está escrito na cartilha do pensamento Verde", ressaltou Eduardo.




A bicicleta, ressaltou Eduardo, é um meio de transporte mal aproveitado no DF, porque o sistema viário é voltado exclusivamente para o trânsito de veículos motorizados. Mesmo percursos curtos (da Rodoviária do Plano Piloto à Esplanada dos Ministérios, ou das residências às escolas, por exemplo) ficam prejudicados pela falta de espaço adequado ao ciclista. "Uma cidade plana como Brasília é apropriada para a utilização das bicicletas como meio de transporte. Para que isso seja possível, precisamos de ciclovias e ciclofaixas em todas as avenidas da capital, incluindo as Regiões Administrativas, para garantir a segurança do ciclista", explicou.


Outra idéia é implantar o sistema de Bicicletas Brancas, ideia que surgiu na Holanda e hoje um sistema em funcionamento na Dinamarca, que consiste em disponibilizar à população bicicletas públicas e gratuitas para o deslocamento de pedestres em pequenos trechos. "Quando falo dessa proposta sempre me dizem: 'mas vão roubar!' Eu não acredito nisso. Uma cidade que adotou a faixa de pedestres e a transformou em valor da cultura urbana saberá valorizar o serviço", argumentou. "E essa prática poderia ajudar muito a desimpedir o trânsito nas áreas centrais da cidade, que, do jeito que está, prejudica até o tráfego de ambulâncias, carros da polícia e do corpo de bombeiros", completou.





Postado por Nicolas Bonvakiades
´


Um comentário: