terça-feira, 10 de agosto de 2010

Eduardo defende ação para salvar memória de Brasília


Foto: Fundação Athos Bulcão

Igrejinha 108 sul



O candidato do Partido Verde ao governo de Brasília, Eduardo Brandão, criticou o descaso do
governo com a Fundação Athos Bulcão que já teve decisão de despejo mas poderá se manter no prédio da Secretaria de Cultura, no Setor de Autarquias Norte, por mais dois meses por conta de uma liminar concedida pela justiça.

De acordo com a lei, a Fundação é uma entidade privada e não pode ocupar prédio público, embora já esteja no local há 18 anos. "Nesse tempo todo ninguém conseguiu encontrar uma solução para o problema!", reclamou Eduardo prometendo enfrentar a burocracia para doar um
terreno à Fundação em seu governo. "Uma cidade não existe sem memória, e, Athos (foto), com suas obras e os 50 anos dedicados a Brasília, é um dos símbolos da nossa cidade", afirmou ele diante dos azulejos de Athos Bulcão que envolvem a Igrejinha na 107/108 sul, onde caminhou na manhã dessa terça-feira, 10.


Para Eduardo a proposta de instalar provisoriamente a sede da Fundação no Edifício Turing, perto da Rodoviária, não é satisfatória. No local faltam espaço e condições adequadas para abrigar as 70 obras do artista e os 7 funcionários permanentes, além de 18 profissionais que realizam trabalhos temporários. "Existe a promessa de doação de um terreno no Setor de Difusão Cultural, perto do Clube do Choro e da Funart, mas por causa da burocracia, até hoje essa promessa não foi cumprida", explicou uma funcionária da Fundação.


"Esse é apenas um exemplo do abandono que se encontra nossa cultura. Há duas décadas não existe uma política cultural efetiva na cidade para valorizar nossos artistas e descobrir novos talentos", desabafou Eduardo. "Eu fui colega do Renato Russo, joguei basqueste com o Oscar no Clube do Vizinhança, velejei com o Lars Grael no Lago Paranoá... Vi tantos talentos surgirem proque eles tinham alguma oportunidade. Que oportunidade estamos dando agora para nossos jovens talentos?", questionou, garantindo que em seu governo educação, em todos os níveis e cultura terão prioridade.




Postado por Cecília Maia


--

Nenhum comentário:

Postar um comentário