quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Brasília não é Geni




















Talvez os mais jovens não tenham tido a oportunidade de ouvir uma musica que fazia parte da Peça Ópera do Malandro, escrita por Chico Buarque em 1978, chamada Geni e o Zepelim. Nesses dias de depressão candanga, estava ouvindo a musica e me veio ao sentimento uma analogia da Geni coma minha Brasília.

Nos versos da música, Chico Buarque retrata uma mulher que, desde menina, é vista pela sociedade como uma prostituta e discriminada por isto. Geni, sempre teve o hábito de servir a todos, sem se importar com cor, credo, situação financeira ou status sociais.

Na musica, a cidade que Geni morava foi invadida por um enorme “zepelim”, e, para salvá-la, o comandante exige que a Geni o sirva. No Drama, o bispo, o prefeito, o banqueiro, enfim, todos poderosos da cidade, imploram à Geni sua salvação. Após Geni, mesmo com muito asco do comandante, tê-lo servido e salvado a cidade, a população volta a “jogar pedra na Geni”.

Com um certo sentimento de revolta me questiono - Não estamos tratando Brasília como a Geni? Brasília, que desde menina, desde seu começo, recebeu a todos que aqui chegaram, os nordestinos, os mineiros, baianos e gaúchos, pessoas de todos os cantos que aqui se serviram, mas que hoje viram as costas para esta terra.

Brasília serviu muitos bispos, banqueiros, políticos e empresários. O Brasil inteiro se beneficiou com a cidade que foi a epopéia brasileira do século 20, que proporcionou a interiorização do país, que até hoje recebe pessoas de todos os cantos da nação. Esta é a região com a melhor qualidade de vida e o maior poder aquisitivo do Brasil, a cidade que foi projetada para ser a capital do terceiro milênio.

Agora, depois se doar de ser usada de todas as maneiras pelos brasileiros, recebe, em função de uma deformação política e ética que todos sabem não e exclusividade de Brasília, os versos da musica:


"Joga pedra na Geni
Joga bosta na Geni
Ela e feita pra apanhar
Ela e boa de cuspir"


As pessoas passam a julgar e condenar Brasília, como na musica fizeram com a Geni, por puro preconceito, hipocrisia e muita ingratidão. Não aceito este julgamento, não podemos aceitar que os lastimáveis efeitos da operação Caixa de Pandora sejam confundidos com a imagem de Brasília, de sua gente de sua historia.

Sou um candango de primeira hora, tenho filhos, neto que nasceram aqui. E para o motorista de taxi do aeroporto da outra cidade, SOU DE BRASILIA, COM MUITO ORGULHO!!!!

Escute a Música aqui

Chico Buarque - Geni E O Zepelim.mp3

Imagens daqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário