De hoje a sábado, a sede do Ibama, próximo ao Centro Olímpico da Universidade de Brasília, vai se transformar numa ecovila — construída com materiais naturais — que acolherá a Mostra Nacional Ambiental. Durante os cinco dias serão desenvolvidos projetos e ações voltadas para a promoção e desenvolvimento da sustentabilidade, além de incentivar a educação ambiental e estimular a participação da sociedade na construção de um mundo melhor. Para tanto, serão utilizados materiais lúdicos, tecnológicos e interativos.
Uma das atrações da mostra, comemorativa dos 20 anos do Ibama, instalada na Ecovila, é o Corredor dos Sentidos, “um instrumento inédito onde, por meio de espaços cenográficos, o público terá a percepção das várias fases da natureza, tanto em momentos saudáveis, quanto em estados de degradação pelo homem”, revela a coordenadora de comunicação Ana Padilha, ligada ao Movimento Calango Produções, uma das produtoras do evento, juntamente com a Arquidesing e a MKT Marketing e Participações.
Integram, também, a programação da mostra o Projeto protetor do meio ambiente — parceria do Ibama com a Secretaria de Educação Integral, do Governo do Distrito Federal, que levará 12 mil crianças de escolas públicas a Ecovila para a realização de oficinas com objetivo de transformar os alunos em agentes multiplicadores por meio da conscientização.
Parte artística
Paralelamente, será oferecida extensa programação artística, com entrada franca, que inclui: exposições, palestras, mostras de filmes ambientais, oficinas de brinquedos, gincanas culturais e uma série de shows musicais, com a participação de artistas brasilienses e de outras regiões do país, entre os quais, o violeiro Roberto Corrêa, o cantor e compositor catarinense-alagoano Wado, o grupo paulista Funk como Le Gusta, o Quinteto Violado e a banda Eddie — ambos de Pernambuco (Veja a programação ao lado). Na cerimônia de abertura, hoje, às 15h30, haverá apresentação de Arun e seu violão cósmico.
Roberto Corrêa faz show solo, hoje, às 19 h. ”Vou fazer um show vocal-instrumental com um roteiro que privilegia músicas com temática ambiental, tocando viola caipira e viola de coxo”, anuncia. Outro destaque é o grupo candango Pé de Cerrado. Os brincantes têm como referência os musicais realizados pelo multiartista pernambucano Antônio Nóbrega.
Mostra Nacional Ambiental
Shows de Roberto Corrêa e Pé de Cerrado hoje, às 19h, na área do Ibama (próximo do Centro Olímpico da UnB). Entrada franca.
Amanhã — Ellen Oléria, Feijão de Bandido e Jah Live5ª feira — Ha Ono, Seu Preto, Grupo de Dança Som, com Selma Trindade e Funk como Le Gusta6ª feira — Amanita, Etno e Banda Eddie
Sábado — Dudu Maia, Paulinho Matos e Mel da Terra, Grupo Calango Cyber, Wado e Quinteto Violado
Nenhum comentário:
Postar um comentário