quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Parque Perimetral: Novo conceito de preservação ambiental

Com objetivo de conservar áreas de preservação permanentes evitando ocupações irregulares e tornando-se uma fronteira verde entre o perímetro urbano e as reservas ambientais surgiu o projeto Parques Perimetrais. De autoria do Secretário Adjunto de Meio Ambiente da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Seduma), Eduardo Brandão, o projeto trás uma nova visão de conscientização ambiental para as comunidades.

O primeiro parque inaugurado deste projeto foi o Monjolo, localizado no Recanto das Emas. Na semana da árvore, a Seduma realizou evento que contou com a participação de alunos das escolas de entorno e da comunidade. Cerca de 500 mudas nativas foram plantas por estudantes, que demonstraram estarem aptos a receberem o parque.

O parque também é sinônimo de preservação de bacias hidrográficas do Distrito Federal. O Córrego do Monjolo, inserido na unidade hidrográfica do Ribeirão Ponte Alta, foi uma das bacias beneficiadas com o Parque Perimetral.


As belezas naturais do Córrego Monjolo como nascentes, cachoeiras e várias espécies nativas estavam sendo prejudicas por resíduos sólidos e ocupações irregulares. Com a primeira etapa do parque, a comunidade ganhou pista de cooper, parque infantil, quadra de vôlei e aparelhos para exercícios físicos e o córrego tornou-se uma riqueza hídrica.

Antes das obras:


Este é o projeto Parques Perimetrais, a comunidade ganha espaço de lazer e o meio ambiente é preservado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário