segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Semana da árvore em ritmo de conscientização ambiental

Lançamento do Parque Perimetral no Recanto das Emas marca comemoração da semana da árvore. Crianças plantam 500 mudas nativas do cerrado.



O lançamento do Primeiro Parque Perimetral do Distrito Federal, realizado na última sexta-feira (25/09), no Recanto das Emas, foi motivo de comemoração da população.
O parque, que fica localizado entre as quadradas 508 a 511, tem uma área total de 2.200 metros e trás para população o que há de melhor em lazer e preservação ambiental.

O projeto Parques Perimetrais, que foi idealizado pelo Secretário Adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Seduma), Eduardo Brandão, pretende formar uma linha verde entre as Áreas de Preservação Permanentes (APPs) e as áreas urbanas, evitando ocupações irregulares, bem como a transformação destes locais em terrenos baldios, propícios à criminalidade.

Ao todo, o projeto já atende cerca de sete regiões administrativas do Distrito Federal, entre elas: Gama, com o Parque Viviencial do Gama; Samambaia, com o Parque Três Meninas; Núcleo Bandeirante, com o Parque BandWay; e São Sebastião, com o Parque Vivencial de São Sebastião. E a ideia é atender todas as regiões onde existem parques que são APPs.


No lançamento, a população do Recanto das Emas, além de ganhar novo parque, ainda desfrutou de evento com brincadeiras para as crianças, peças teatrais e plantio de 500 mudas nativas do cerrado. As crianças responsáveis pelo plantio também ganharam certidão de nascimento simbólica, que representa a responsabilidade de cuidar desta planta, como forma de conscientização ambiental.


As gêmeas Ana Paula e Maria Fernanda, 7 anos, da 2º série da Escola 510 do Recanto das Emas, comemoram a conquista e afirmam que serão freqüentadoras do parque.

“Aqui tem um monte de coisas, passeios, brincadeiras, árvores também. Aqui ta muito legal. Estou gostando muito”, disse Ana Paula.

“Eu quero vir brincar de bicicleta com os meus pais, esse parque é muito legal”, disse Maria Fernanda.

Quem também elogiou a iniciativa foi a dona de casa Irene Vieira Araújo (32 anos). Mãe de quatro filhos, Irene Vieira acredita que com a construção do parque haverá uma redução do número de acidentes com crianças.

“Vai melhorar porque vai ter mais espaço para os meninos brincar. Porque com a construção deste parque, vai tirar os meninos das ruas e vai ter menos acidentes”.

O governador do Distrito Federal, que também esteve presente no lançamento do Parque, elogiou a iniciativa da Seduma e ressaltou que o parque vai humanizar a vida das pessoas.

“Queremos mudar a ideia de que só existem parques onde há pessoas ricas. Aqui é um lugar de gente humilde que também deseja um parque. Isso humaniza a vida das pessoas”, ressaltou o governador.

A Seduma pretende continuar o processo de conscientização ambiental. As escolas que realizam o plantio das mudas estarão recebendo, durante as próximas semanas, palestrantes para explicarem a importância da preservação ambiental.

Plantio de Mudas

O Secretário Adjunto da Seduma, Eduardo Brandão, também ajudou no plantio de mudas. Junto com o estudante Diogo Pereira, Brandão realizou o plantio do Ipê Amarelo e considerou a oportunidade, uma forma de harmonização entre a população e a natureza.


Nenhum comentário:

Postar um comentário